O Plano de Intervenção ou a Análise de Risco deve ser parte integrante do estudo de Investigação Detalhada. Esta parte do gerenciamento deverá apontar o riscos existentes na área contaminada. Nesta etapa, caso nenhum cenário de risco se complete e nenhum receptor da contaminação seja alcançado, nenhuma medida de intervenção deverá ser adotada.

 

Caso algum tipo de risco seja existente e o cenário se complete, medidas de intervenção deverão ser adotadas para resguardar qualquer receptor. Por exemplo, caso uma contaminação em água subterrânea for existente na área de um poço cacimba, deverão ser adotadas medidas de restrição ao uso de água subterrânea, para que nenhuma pessoa possa ingerir esta água contaminada.

 

Implantação de sistemas de remediação é uma das medidas de intervenção, para que por exemplo, a quantificação da contaminação existente seja reduzida com o objetivo de eliminar o cenário de risco. Imagine uma edificação qualquer com uma alta concentração de benzeno em seu subsolo. Isto poderá gerar o risco de inalação de vapores para os trabalhadores ou residentes. A remediação será utilizada na área para que a concentração do contaminante seja reduzida até o ponto em que o cenário de risco não se complete mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *